Projeto de professora da rede municipal de Educação é destaque em prêmio nacional de História

O projeto Pé na Estrada: Programa de Educação Patrimonial em Xaxim (SC), desenvolvido pela professora da rede municipal de ensino, Valdirene Chitolina, foi destaque na edição deste ano do Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História, da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). O Prêmio contou com a participação de professores de história de todas as regiões do país e ao final, foram escolhidos um projeto de cada região, sendo o xaxinense vencedor da região Sul.

“O reconhecimento do projeto em âmbito nacional é motivo de orgulho para nosso município. Parabéns à professora Valdirene e que sirva de inspiração para outras práticas pedagógicas. Ações assim, ampliam o conhecimento, desenvolvem a capacidade de reflexão e permitem a compreensão sobre diversos aspectos do nosso espaço”, afirma a secretária municipal de educação, Isabel Canalle.

O Pé na Estrada é uma prática pedagógica que valoriza o patrimônio natural, cultural, religioso, paleontológico, arqueológico e histórico de Xaxim, proporcionando aos alunos e professores a oportunidade de vivências por meio de atividades realizadas nos próprios espaços. O projeto contempla: o Eco Parque no bairro Guarany; a paleotoca nos altos da avenida Plínio Arlindo de Nês; o sítio arqueológico no bairro Alvorada; a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e a Cachoeira Guarani, na praça Frei Bruno.

A professora conta que, desde 2021, foram realizadas dezenas de práticas. “Depois de muita pesquisa, coloquei o projeto em ação. Além de proporcionar visitas aos espaços, também produzi um livreto e um documentário com base nessa experiência. O Pé na Estrada se tornou referência no Currículo Escolar do Ensino Fundamental, da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI)”, explica Valdirene, que é professora na Escola Básica Municipal Dom Bosco de Xaxim há 30 anos; doutora em História pela Universidade de Passo Fundo(RS); mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo e graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas(PR).