Prevenção: Prefeitura realiza palestras sobre o combate ao abuso e a exploração sexual infantil

O dia 18 de maio, é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, e para marcar a data, a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando ações com o objetivo de discutir e conscientizar sobre a proteção das crianças e adolescentes contra essas graves violações de direitos humanos.

Uma das atividades foram palestras aos alunos das 5ª séries rede municipal de ensino. O palestrante foi o psicólogo, Elizandro Pagani, que ressaltou a importância de uma rede de apoio efetiva, que inclui desde a família até as instituições governamentais e não governamentais. Também enfatizou que denúncias podem ser feitas de forma anônima através do Disque 100, um serviço que funciona 24 horas por dia e é essencial para o resgate e proteção das vítimas.

Além da palestra com os estudantes, também foi realizado um encontro com os pais das crianças e adolescentes que participam das oficinas do CEACA, e nesta segunda-feira, 20, acontecerá uma palestra aberta ao público em geral, no Clube Xaxiense, a partir das 19h30, com o médico psiquiatra, especialista em comportamento e sexualidade, Jairo Bouer.

O secretário municipal de Assistência Social, Eder Lussani, destaca a importância da conscientização e da educação como ferramentas fundamentais na prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Precisamos falar sobre esse tema abertamente, educar nossas crianças e jovens sobre seus direitos, e, principalmente, garantir que eles saibam a quem recorrer caso se sintam ameaçados ou vitimizados. Proteger nossas crianças é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou.

18 de maio

A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de apenas oito anos que, em 1973, foi brutalmente assassinada após ser vítima de abuso sexual. O crime, que permanece impune, é um símbolo da luta contínua contra a injustiça e a impunidade em casos de violência sexual infantil.