Procon de Xaxim realiza reunião entre lideranças comunitárias e direção da DCELT
O Procon de Xaxim, intermediou nesta semana, uma reunião entre a direção da concessionária de energia elétrica, DCELT, e lideranças das comunidades do interior de Xaxim. O encontro também contou com a participação de lideranças políticas e da população em geral.
A principal demanda levantada foi com relação às frequentes quedas de energia que têm causado danos em equipamentos, prejudicando atividades econômicas como a avicultura e a ordenha de leite. Segundo o diretor da DCELT, Antônio Baldissera, a principal causa dos problemas é a altura da vegetação que encosta na fiação e resulta na instabilidade e interrupção de energia.
Durante a reunião ficou acordado que a DCELT fará um levantamento nas localidades para identificar os pontos onda há vegetações altas e irá repassar a lista para o representante das comunidades, Claudir Minski. Será feito o corte ou poda das árvores, juntamente com o proprietário, Prefeitura e DCELT. Caso o problema não seja resolvido a situação será encaminhada para o Ministério Público.
A direção da DCELT alertou sobre as cargas instaladas nas unidades consumidoras não serem compatíveis para a quantidade de equipamentos em funcionamento. Os consumidores que estavam presentes na reunião e relataram problemas quanto à tensão elétrica, tiveram os nomes e endereços repassados à concessionária de energia elétrica que fará contato com os mesmo para verificar se há necessidade de realizar aumento de carga na unidade consumidora. Após o levantamento das informações prestadas pelos consumidores, a DCELT fará estudos e apresentará os custos que poderão ou não, ter a contrapartida dos consumidores.
Segundo a coordenadora do Procon, Naiara Bruna Bianchet, os consumidores do interior que não estiveram presentes na reunião, podem procurar a DCELT para solicitar a avaliação na rede. “Com relação aos danos elétricos, a orientação é que o consumidor ao perceber o problema, dirija-se à DCELT para registrar o protocolo, informando a data em que aconteceu a queda de energia, bem como os produtos danificados”, explica Naiara.
Estiveram presentes na reunião representantes das seguintes comunidades: linha Golfo, Limeira, Anita Garibaldi, Irani, Antonio Prado, linha São Joaquim, linha Santa Lucia, Pocinho, linha São Francisco, linha Ervalzinho, Nova Brasilia, Pilão de Pedra, Colorado, Vila Tigre, Canarinho, bairro Alvorada, Primavera, Ari Lunardi, Bela Vista e centro.