Xaxim inicia colheita da silagem
Iniciou oficialmente nesta semana, a colheita da silagem safra 2021/2022. Nesta safra, a Prefeitura terceirizou o serviço de implementos agrícolas e de motoristas, totalizando 16 equipes, e ainda conta com outros sete tratores da Secretaria Municipal de Agricultura para dar suporte à colheita que segue até a metade do ano que vem.
Segundo o vice-prefeito, Ideraldo Sorgatto, a previsão é atender 600 produtores com a colheita de aproximadamente, 2.000 hectares. “O valor pago pela colheita de cada hectare é de R$ 900,00, sendo que metade é custeado pela Administração Municipal de Xaxim. A silagem é um alimento básico para a produção de leite pode ser armazenado por até um ano, muito utilizado na nossa região. Por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, nos organizamos para dar este suporte aos nossos produtores que tanto lutam de sol a sol em nosso município”, afirma Ideraldo.
O vice-prefeito, aproveita para reforçar sobre a importância de o agricultor de Xaxim tirar a nota fiscal no município. “Temos casos de alguns agricultores cujas propriedades fazem divisa com outros municípios e as notas fiscais têm sido emitidas nestes outros municípios. Se a produção é feita em Xaxim, então pedimos que as notas sejam tiradas aqui, pois isso será reinvestido em forma de serviços como por exemplo, incentivos ao agricultor e recuperação das estradas. Gostaríamos que os agricultores tivessem essa consciência e fizessem sua parte também, pois enquanto Administração Pública estamos trabalhando intensamente para apoiar nossos produtores”, afirma Ideraldo.