ESF Central e Alvorada permanecem abertas para vacinação contra Poliomielite e Sarampo
Xaxim – O Ministério da Saúde determinou a prorrogação da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo até dia 31 de dezembro. A medida, anunciada nesta terça-feira (16), é adotada diante das baixas taxas de cobertura. Com base na orientação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), está recomendando a prorrogação da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo nos municípios catarinenses que não alcançaram o índice estipulado de 95%. De acordo com o último levantamento no Estado, a cobertura da vacina contra a Poliomielite está em 93,8% e a do Sarampo 93,1%, ambas abaixo da meta. Esta é a segunda vez que o fim da campanha é adiado.
Em Xaxim, o resultado alcançado até o momento é de 92% do público alvo, um total de 1.430 crianças vacinadas. Para a vacinação permanecem abertas as salas de vacina da Estratégia Saúde da Família (ESF) Central e ESF Alvorada das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Devem ser imunizadas contra a Poliomielite crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Contra o Sarampo, devem ser vacinadas crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. Para que a criança receba a vacinação, é necessário que os pais levem a carteira de vacina e o cartão do SUS.
Neste período de campanha, a Secretaria realizou dois sábados de mobilização nacional, nos dias oito e 22 – com os postos de saúde abertos durante todo o dia para intensificar o atendimento. A Secretária de Saúde de Xaxim, Joseane Sampaio, informa ainda que as salas de vacina permanecem abertas também para os procedimentos agendados e vacinas determinadas nas carteiras de vacinação.
Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial
Prefeitura de Xaxim