Secretaria de Saúde prorroga campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Xaxim – A campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo está prorrogada até o dia 12 de dezembro. A determinação é do Ministério da Saúde, pelo fato de Santa Catarina ainda não ter atingido a meta de vacinar 95% do público-alvo para a campanha. Em Xaxim, a porcentagem de vacinação atingida até sexta-feira (28) é de 82%. O índice de vacinação está baixo em crianças na faixa etária de seis meses a três anos.

Conforme a Secretária de Saúde Joseane Sampaio, com a prorrogação da campanha, permanecem abertas para a imunização as salas de vacina da ESF Central e do Alvorada, das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. 

Devem ser imunizadas contra a poliomielite crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Contra o sarampo, devem ser vacinadas crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. Para que a criança receba a vacinação, é necessário que os pais tenham em mãos a carteira de vacina e o cartão do SUS.

Entre as ações promovidas pela Secretaria de Saúde estiveram dois sábados “D” para imunização no dia 8, e também no dia 22. Nestas datas, todas astodas as Estratégias de Saúde (ESFs) do município permaneceram abertas para a vacinação.

A importância de vacinar contra a poliomielite

            A vacina oral contra a poliomielite (VOP) protege contra os três tipos de vírus da pólio, causador da paralisia infantil, e tem eficácia de 95%. Em 2014, até o dia 18 de novembro, foram registrados 291 casos de poliomielite no mundo, sendo 272 em países endêmicos e 19 em países não endêmicos. No Brasil, não há casos da doença desde 1990.

Crianças também devem ser imunizadas contra o sarampo

            O objetivo da campanha de vacinação contra o sarampo é imunizar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas e corrigir falhas na primeira aplicação da vacina, garantindo a manutenção do estado de eliminação da doença no país. No Brasil, foram reportados 598 casos de sarampo em 2013 e 2014, com maior concentração em Pernambuco e Ceará.  A vacina, que também protege contra a rubéola e a caxumba, é o único método seguro e preventivo contra o sarampo. Os principais sintomas da doença são febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, conjuntivite e coriza. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar.

 

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial 
Prefeitura de Xaxim