Vacina contra coqueluche está disponível para gestantes

Xaxim – A partir deste mês está disponível na Secretaria de Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina (DTPA) que protege a gestante contra difteria, tétano e coqueluche. Em Xaxim, a vacina já está disponível nas salas de vacinação da Estratégia Saúde da Família (ESF) Central e ESF Alvorada.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o objetivo da vacinação é diminuir a incidência e as mortes por coqueluche nos recém-nascidos e em crianças menores de seis meses. “A vacina DTPA é indicada para gestantes a partir das 27ª até a 36ª semanas de gestação. A DTPA deve ser administrada a cada gestação, pois os anticorpos são de curta duração”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Renata Triana Rodrigues Bianchi.

Contraindicações

A vacina é contra indicada para pessoas que tiveram reação alérgica ou sequelas neurológicas após tomarem a vacina dupla adulto ou a vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche; Hipersensibilidade ao princípio ativo da vacina ou qualquer outro componente e para pessoas com trombocitopenia ou algum problema de coagulação devem fazer uma avaliação médica antes de tomarem a vacina.

 

Coqueluche

A coqueluche é uma doença infecciosa causada pelas bactérias Bordetella pertussis e B. parapertussis que atinge o sistema respiratório. Os sintomas iniciais são febre, mal-estar e tosse seca, que evoluem para uma tosse persistente. A transmissão ocorre pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar, e também através do contato com objetos contaminados.

 

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial 
Prefeitura de Xaxim