Empreendedorismo inovador é estimulado em Xaxim

Xaxim é um dos primeiros de Santa Catarina a utilizar a metodologia Pilar da Inovação do Sebrae. A proposta busca estabelecer uma jornada de estímulo ao empreendedorismo inovador no município, focada em setor estratégico. A primeira ação do programa foi realizada na Sala do Empreendedor, com a mobilização dos atores locais para o planejamento do ambiente de inovação no território. Essa iniciativa é resultado da parceria do Sebrae/SC com a Administração Municipal de Xaxim.

A metodologia busca apoiar a estruturação de um programa municipal de transformação de ideias em soluções inovadoras para o mercado, organizar uma ambiência de suporte a essas propostas para efetivá-las em negócios e promover o fortalecimento do ecossistema de inovação pela participação das empresas locais. Esse programa será implementado em três etapas distintas: organização, intervenção e resultados de curto prazo. Primeiramente são definidos os setores estratégicos e analisado o grau de maturidade em inovação para, posteriormente, fortalecer a cultura de inovação e a viabilização de potenciais negócios inovadores.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Micheli Santin, explicou que o ecossistema de inovação está relacionado há vários elementos dos quais um favorece o outro, coexistindo e entregando o seu melhor. “Então, a jornada do empreendedor age nessa fase de criar um ambiente propício para que uma ideia se torne um negócio sustentável”. Para isso estão previstas ações de capacitação de lideranças para atuar com inovação, formação da governança local e conexões do ecossistema de inovação com o mercado. Ela também abordou as etapas de aplicação da metodologia, ferramentas de utilização e estratégias de divulgação.

IDEIA

“Xaxim e o Sebrae tem uma relação que vem potencializando o desenvolvimento do município. Primeiramente, na realização do Programa Cidade Empreendedora, no qual trabalhamos uma política pública de desenvolvimento, com ações voltadas ao fomento das compras públicas, simplificação de processos e implementação do agente de desenvolvimento. A partir dessa parceria participamos do projeto Xaxim 2043, que tem como objetivo fazer o planejamento estratégico com ações de curto, médio e longo prazo. Nesse processo de dinamizar o desenvolvimento fomos provocados pelo município para oferecer alguma solução na área da inovação”, relatou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.

Para atender a demanda do município de Xaxim o Sebrae/SC elaborou uma metodologia específica para possibilitar que empreendedores desenvolvam uma ideia, incrementem um projeto, aprimorem um processo ou criem um novo produto. E, posteriormente, possam transformar em um plano de negócio e consolidá-lo em uma empresa escalável. “A inovação pode ser trabalhada de maneira específica, concentrada ou diversificada. Em Xaxim nosso objetivo é atuar de forma diversificada porque não temos um setor que se destaque completamente na economia, a não ser o agro”, antecipou Trennepohl.

A metodologia será implementada durante oito meses em três cidades catarinenses: Xaxim, Curitibanos e Araranguá. O prefeito de Xaxim, Edilson Antonio Folle, ressaltou o privilégio de instigar uma nova solução para contribuir com o desenvolvimento dos territórios. “Isso nasceu aqui, de uma provocação ao Sebrae, e agora será implementado também em outras cidades catarinenses. Isso é muito importante e contribuirá, significativamente, para as nossas empresas”, enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Beto Grasel, Xaxim tem grandes empresas, porém precisa superar o desafio da falta de mão de obra. “O Sebrae/SC nos apontou por meio do Estudo de Oportunidades que temos demanda e possibilidades de negócios nas áreas metalmecânica e gastronômica. Atualmente, as grandes empresas aqui instaladas precisam buscar insumos em outras regiões, mas sabemos que temos potencial para produzir em Xaxim. Mas, como conseguiremos fazer isso? Incentivando o ecossistema de inovação para que nossos empresários possam investir em áreas potenciais”, comentou.

IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO

O gerente de inovação e Startup do Sebrae/SC, Marcus Rocha, participou do evento de maneira online a abordou a “Importância da inovação e das pessoas para o desenvolvimento do município”. Ele explicou que a globalização deixou a competição ainda mais acirrada para as empresas. “A missão do empreendedor é complexa, principalmente, para buscar elementos de vantagem competitiva, ou seja, recursos estratégicos. A inovação é um movimento para desenvolver esses recursos, criar novos mercados ou aprimorar algo novo ou significativamente melhorado no comparativo com o que existe atualmente”.

Rocha enfatizou também a necessidade de criar territórios que facilitem a inovação e ambientes saudáveis de negócios, que viabilizem a distribuição das riquezas e proporcionem empregos de alta qualidade com excelentes remunerações. “Também é preciso investir na aproximação do Poder Público com a iniciativa privada, proporcionando simplificação de processos e incremento no movimento econômico. Os Governos Municipais devem investir em educação e qualidade de vida, elementos primordiais para reter os talentos”, argumentou o gerente.

Por fim, apresentou outras soluções do Sebrae/SC que podem contribuir com o ecossistema local de inovação. Como exemplo citou Startup Weekend (uma maratona de inovação), Nascer e Cocreation Lab (para pré-incubação), Miditec (incubadora), Startup SC (acelerar o crescimento) e Inova Sebrae (fundo de investimento).