Cordão do Girassol passa ser utilizado em Xaxim para identificar pessoas com deficiências não visíveis
Em Xaxim, pessoas que possuem uma deficiência não aparente, ou seus acompanhantes, passarão a utilizar o cordão do girassol em espaços públicos. A iniciativa é do grupo de treinamento de pais dos alunos da APAE e visa desenvolver a consciência da empatia.
“Muitas vezes, principalmente as crianças, são mal interpretadas quando têm uma crise ou um comportamento que é típico de quem tem autismo, por exemplo. Com o cordão as pessoas irão identificar que ela é especial e assim, respeitar o processo. A APAE quer ajudar quem convive com isso e ao mesmo tempo, construir uma consciência da empatia na sociedade”, explica do presidente da APAE, Ari Andolfatto.
Natalia Bruna da Motta é mãe de autista e conta que enfrenta julgamentos com frequência. “Às vezes são atitudes sem maldade, porque as pessoas são sabem do problema. Então, com o uso do cordão do girassol será possível identificar que a pessoa possui uma deficiência não aparente, e assim, respeitar”, afirma.
Quem tiver interesse em adquirir o cordão do girassol precisa entrar em contato com a direção da APAE por meio do telefone: (49) 3353-6100.