Boas práticas de Xaxim são apresentadas em Encontro Estadual
“Como Xaxim se tornou o município mais rápido do Brasil” foi um dos cases de sucesso do Programa Cidade Empreendedora apresentado durante o Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae/SC, em Florianópolis.
O evento promoveu a troca de experiências e conhecimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local. Participaram mais de 450 representantes de 123 municípios catarinenses, entre prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento.
A iniciativa proporcionou momentos de integração entre os municípios e também ofereceu palestras, painéis com cases de boas práticas e workshops temáticos. A programação buscou proporcionar a troca de experiências e o aprimoramento do conhecimento para promover o desenvolvimento sustentável.
Xaxim tem mais de 32 mil habitantes segundo dados do IBGE (2022) e suas principais atividades econômicas são indústria e comércio, agropecuário, indústria e comércio simples nacional, telecomunicações e energia e transporte.
A diretora de Indústria, Comércio e Serviços e agente de desenvolvimento, Juliana Cristina de Marco, relatou o cenário de abertura de empresas antes das adequações propostas pelo Cidade Empreendedora, com exigências de documentação, liberação da viabilidade após vistoria e fiscalização e excesso de processos.
“Em janeiro de 2021 o empreendedor precisava aguardar 8 dias e 8 horas para obter um CNPJ no município. Com a parceria do Sebrae/SC identificamos onde estavam as travas no processo, desburocratizamos os serviços, aproximamos os departamentos municipais, otimizamos os atendimentos e padronizamos as etapas”, explicou Juliana.
Segundo ela, o planejamento estratégico para simplificação dos processos administrativos teve como base o engajamento, a motivação e o investimento reduzido. “Em junho de 2022 realizamos a abertura de uma empresa em 3 horas e conquistamos o melhor tempo do Brasil”, ressaltou.
ADEQUAÇÕES
Entre as medidas adotadas pelo município estão adequação dos procedimentos internos para concessão de alvará de licença para localização, funcionamento e permanência; construção de um plano de ação para continuidade dos avanços e publicação do Decreto nº 93/2021 que instituiu os critérios gerais para emissão de alvarás para o livre exercício de atividade econômica.
O secretário de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Alberto Antonio Grasel, relembrou que até bem pouco tempo, empresários preferiam ir a outros municípios para se instalar devido à burocracia em Xaxim. “Depois de muito planejamento e trabalho, mudamos esta realidade e comemoramos esses resultados, que comprovam que estamos trilhando o melhor caminho para simplificação e melhoria do ambiente de negócios”, observou.
CIDADE EMPREENDEDORA
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que o programa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação de impostos e produtividade. “O Cidade Empreendedora integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso da cidade”, explicou.