Alunos de Xaxim participam de projeto sociocultural desenvolvido por ONG
Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Xaxim, participam do projeto A Arte Liberta, desenvolvido pela ONG Salva em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto visa ampliar o acesso às culturas e qualificar os jovens para a produção de arte por meio de diferentes ferramentas que estimulam a criatividade.
O projeto iniciou em 2012 com a realização de oficinas de teatro e ao longo dos anos foi sendo incrementado. Só no ano passado foram atendidas mais de 1.900 pessoas com as seguintes ações: oficinas de grafite, teatro e expressão corporal, desenho e quadrinho, cinema, autoconhecimento do ser artístico, expressão criativa, dança, musicalização, circense, jogos, fotografia, maracatu e edição de texto, além de intervenções socioculturais.
Uma das ações do projeto incluiu a edição de um livro que serve como base para a criação de um jogo virtual. “O livro se chama Guias de Luz. Parte dele traz as regras do jogo e o restante, são contos regionais. Os alunos precisam interpretar e vão evoluindo com a criação de novas etapas do jogo. Cada aluno cria seu personagem, vai ilustrando, inclusive de forma digital, trabalha as ideias na oficina de teatro e interpretação, e com a prática da leitura também. É uma brincadeira que vai ficando séria, a partir de uma linguagem atrativa e adequada à idade dos alunos. É uma dinâmica divertida que estimula criatividade, interação social, estimulo a leitura e raciocínio logico”, explica o presidente da ONG, Xena Gheno.
O livro foi distribuído nesta semana nas escolas municipais e serão utilizados durante as dinâmicas do projeto, que são desenvolvidas no componente curricular de arte. “O trabalho da ONG Salva vem a somar com as atividades já desenvolvidas pelos professores em sala de aula. O projeto dá ao aluno a opção de ser protagonista das ações, a partir da reflexão e criação dos próprios personagens”, afirma a secretária municipal de educação, Isabel Canalle.