Espetáculo da Casa da Cultura de Xaxim anima alunos e difunde a arte e cultura

Os alunos de pré-escolar a quinta-série da Escola Básica Municipal Dom Bosco participaram das apresentações culturais realizadas por estudantes e professores da Casa da Cultura. O evento aconteceu na última terça-feira (07) numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim. O espetáculo reuniu o teatro, dança, música, capoeira, artes visuais e circenses.

As gargalhadas e os olhares atentos das crianças em direção ao palco não deixaram dúvidas de que a proposta de envolver os estudantes em atividades artístico-culturais foi bem aceita. “Através desta ação, queremos mostrar que a educação não se desenvolve apenas dentro da sala de aula e que as crianças também constroem e fazem parte da cultura”, salienta a Gerente de Cultura, Jucilei Rossoni.

Kalita Piloneto, tem oito anos, e é aluna da segunda fase do ensino fundamental. Ela relata que, além de se divertir, conheceu novas artes. “Nunca tinha visto as piruetas e cambalhotas que os palhaços fizeram e eu quero fazer também”, disse. A amiga Eduarda também aproveitou e, juntas, pintaram o rosto, outra atividade oferecida  ao público.

O projeto que se propõe a tirar as crianças da sala de aula e difundir as ações da Casa da Cultura já percorreu oito colégios e até o mês outubro pretende atender mais 11 unidades educacionais. As próximas escolas que receberão o espetáculo são: Dom Bosco, Neusa Massolini, Custódio de Campos, Gomes Caneiro e os Ceims Mário Ferrazzo, Justino Almeida, Prosperina Folle, Rosa Zambenedetti, Recanto Encantado, Maria Lunedo Batistela e Emília Varnier.

Por Andrey Evangelista

Estagiário de Jornalismo