Xaxim organiza semana de mobilização para o combate ao mosquito da dengue
A única forma de acabar com o mosquito Aedes Aegypti é secando os reservatórios de água parada. O mosquito transmite a dengue, a zika e a chikungunya, doenças consideradas graves que podem matar.
Em Xaxim as ações de combate ao mosquito são constantes, e entre os dias 20 e 25 de setembro, será realizada a semana de mobilização para o combate do Aedes Aegypti. A principal ação será a coleta de pneus nos bairros e quem tiver interesse, precisa agendar o dia e horário da coleta por meio do telefone: 3353-5951, junto à Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo a coordenadora da ação, a enfermeira Saionara Tomkelki, além da coleta de pneus durante a semana, também haverá um dia “d” na praça Frei Bruno, no sábado, 25. “Neste dia vamos montar cenários de criadouros que mostrem como acontece a proliferação do mosquito, de como situações simples como uma tampinha de garrafa, podem ser um local propício para o mosquito. As pessoas precisam ter em mente de que a dengue mata e por isso, os cuidados devem ser constantes”, explica Saionara.
Além da coleta de pneus e do dia “d”, durante a semana de mobilização as escolas também irão realizar ações com os estudantes para reforçar as orientações sobre o assunto. Outra orientação é de que as pessoas realizem a limpeza dos quintais, dos potes de suas plantas, ou qualquer outra ação de prevenção ao mosquito e marquem a Prefeitura nas redes sociais.
A semana de mobilização quer lembrar ainda, a importância de as pessoas criarem o hábito de destinar dez minutos da semana para fazer um checklist de ações. “Vedar caixas d´água, limpar calhas, garrafas e recipientes sempre com a boca para baixo, colocar areia nos pratos de plantas, manter as bandejas do ar condicionado sempre limpas. Manter uma rotina de uma vez por semana realizar estas ações certamente evita água parada e não dá chance para o mosquito”, orienta Saionara.
Atualmente, Xaxim tem 474 focos do mosquito e sete casos positivos de dengue.