Dia Internacional Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas conta com ações educativas e de conscientização em Xaxim

Dezenas de estudantes participaram de uma ação que marcou o Dia Internacional Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas, realizada nesta segunda-feira (26), em Xaxim. Estiveram presentes também usuários do Grupo de Prevenção à recaída do Caps e usuários dos serviços de Assistência Social. Integrantes do Coral do Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Ceaca) realizaram apresentações musicais e momentos de integração com o objetivo de prevenir o uso de drogas no município.

Os participantes também participaram de atividades físicas e receberam panfletos sobre o tema. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além da participação de profissionais da Secretaria de Assistência Social (Creas, Cras e Ceaca/SCFV) e voluntários.

Conforme os organizadores, as drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas por alterarem prejudicialmente o organismo. As drogas ilícitas mais conhecidas são: maconha, cocaína, crack, ecstasy (anfetamina), LSD, cola de sapateiro, heroína, Skank, chá de cogumelo, haxixe e merla.  

O município de Xaxim conta com o CAPS que possui uma equipe multiprofissional para atender as necessidades de cada usuário, além de projetos terapêuticos. É também um espaço de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, neuroses graves e demais quadros. O COMAD também atua na prevenção e conscientização acerca das drogas com ações frequentes no município de orientação aos pais e responsáveis; atividades lúdicas com crianças e adolescentes em idade escolar; entre outras ações permanentes de orientação e informação na rede de atendimento.

 

Meriana C. Peri

Assessora Especial de Gabinete