Prefeitura reúne lideranças e autoridades para tratar sobre segurança pública
O prefeito de Xaxim, Chico Folle, reuniu na manhã desta sexta-feira, 17, representantes de entidades locais, da Câmara de Vereadores e de órgãos de segurança para tratar sobre a segurança pública do município. A reunião resultou na criação de uma comissão que irá intermediar junto ao comando, sobre a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Militar em Xaxim. Também ficou definido o início de um estudo para a implantação da Guarda Municipal.
Segundo o prefeito Chico Folle, a segurança é um dever do Estado, mas também é responsabilidade do poder público executivo e da sociedade civil. “Nesta reunião, todos os participantes assinaram um documento que atesta a necessidade de mais efetivo em nossa cidade. Na semana que vem, estarei em Florianópolis, na companhia do Dr. Fernando Callfass (delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Santa Catarina), para entregar este documento ao comando geral da Polícia Militar”, afirma Chico.
Quanto a criação da Guarda Municipal em Xaxim, o secretário de administração, Beto Grasel, explica que, inicialmente será realizado um estudo de viabilidade. “A gente sabe que se trata de um investimento alto em questão de manutenção, e por isso, é necessário um bom estudo de viabilidade. Em contrapartida, há benefícios porque nos municípios onde a Guarda já existe, ela auxilia muito a PM, assumindo a responsabilidade do monitoramento de trânsito, por exemplo, liberando os policiais para atuar mais ostensivamente no combate à criminalidade”, explica Beto.
Participaram da reunião, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Santa Catarina, Fernando Callfass; o delegado regional, Adilson Bressan; o delegado de polícia, Vinícius Iunes; o comandante da Polícia Militar de Xaxim, subtenente Leandro; o presidente da Câmara de Vereadores, Segio Reginatto; o vereador, Mateus Dalla Riva; e representantes de entidades em geral.