Famílias devem evitar objetos que acumulem água na parte interna dos jazigos
Um dos espaços mais propícios para a proliferação do mosquito da dengue é o cemitério. Por isso, a Defesa Civil, responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Xaxim, realiza diariamente limpeza com recolhimento de resíduos no local. São vistoriados túmulos e jazigos para a retirada de água parada e recolhimento dos enfeites que possam acumular água.
Segundo a responsável pela gestão do cemitério, Adriana Pegoraro, a preocupação é com a parte interna dos jazigos. “Orientamos que as famílias utilizem flores artificiais para homenagear os entes queridos, pois as naturais precisam de água, e isso é um grande problema. Não temos acesso a parte interna dos jazigos para fazer a retirada dos objetos que acumulam água, então os proprietários são responsáveis por este cuidado”, explica.
Também se orienta que as famílias não coloquem flores em vasos com água, e sim, optem por flores plantadas e sem o uso de pratinhos embaixo do vaso. Vasos fixos nos jazigos devem ter furos para escoamento de água da chuva. Outra recomendação é retirar as embalagens de plástico ou celofane dos vasos de flores. Objetos como garrafas, sacos plásticos ou outros recipientes vazios não devem ser deixados sobre os túmulos.