Programa Pilar da Inovação está com inscrições abertas em Xaxim

Fortalecer o empreendedor e inovar, esse é o objetivo do programa Pilar da Inovação implantado em Xaxim. A proposta visa estimular o empreendedorismo inovador no município, focada em setores estratégicos, por meio de mentorias e conteúdo para transformar uma ideia em uma solução para o mercado.

Os empresários interessados podem garantir a inscrição pelo site 

Programa Pilar da Inovação – Xaxim

 . A primeira oficina acontece no dia 07 de novembro, às 19 horas, na sede do Lions Clube, na rua Ministro Victor Konder, 954, bairro Alvorada.

A metodologia aplicada busca apoiar a estruturação de um programa municipal de transformação de ideias em soluções inovadoras para o mercado, organizar uma ambiência de suporte a essas propostas para efetivá-las em negócios. Também promoveu o fortalecimento do ecossistema de inovação pela participação das empresas locais. O programa é implementado em três etapas distintas: organização, intervenção e resultados de curto prazo. Primeiramente são definidos os setores estratégicos e analisado o grau de maturidade em inovação para, posteriormente, fortalecer a cultura de inovação e a viabilização de potenciais negócios inovadores.

O programa oferece conexão com desafios reais do mercado, conectando potenciais empreendedores a esses desafios, para que eles possam pensar em soluções. Para essa etapa de definição da solução dispõem de uma jornada de seis oficinas, que têm como objetivo tirar a ideia do papel.

Pilar da Inovação

De acordo com o secretário municipal de administração, fazenda e desenvolvimento econômico, Beto Grasel, Xaxim tem grandes empresas, porém precisa superar o desafio da falta de mão de obra. “O Sebrae/SC nos apontou por meio do Estudo de Oportunidades que temos demanda e possibilidades de negócios nas áreas metalmecânica e gastronômica. Atualmente, as grandes empresas aqui instaladas precisam buscar insumos em outras regiões, mas sabemos que temos potencial para produzir em Xaxim. Mas, como conseguiremos fazer isso? Incentivando o ecossistema de inovação para que nossos empresários possam investir em áreas potenciais”, comentou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que para atender a demanda em Xaxim o Sebrae elaborou uma metodologia específica para possibilitar que empreendedores desenvolvam uma ideia, incrementem um projeto, aprimorem um processo ou criem um novo produto. E, posteriormente, possam transformar em um plano de negócio e consolidá-lo em uma empresa escalável. “A cidade de Xaxim está evoluindo constantemente e, para que os empresários possam acompanhar este processo, é necessária capacitação. O apoio da Prefeitura com a parceria do Sebrae/SC é fundamental”.