Xaxim decreta situação de emergência devido a prejuízos causados pela chuva
Segundo a Defesa Civil, em três dias choveu 230 milímetros em Xaxim. Além da grande quantidade de chuva, também houve registros de temporais em algumas localidades. Por isso, o prefeito, Chico Folle, decretou situação de emergência no município, na tarde desta quinta-feira, 19.
“O decreto de emergência permite agilizar o atendimento das ocorrências. Foi muita chuva em pouco tempo e os principais problemas foram no interior do município. Diversas propriedades apresentaram estragos e por isso, mantivemos nossas equipes da infraestrutura em alerta para atender as demandas dos agricultores. Também foi preciso desobstruir estradas e realizar limpeza de bueiros e valetas. Nos próximos dias ainda teremos muito trabalho pela frente para recuperar os estragos”, explica o prefeito.
Além disso, a Defesa Civil de Xaxim distribuiu lonas para 16 famílias na cidade e atendeu um caso na comunidade linha Voltão, onde um animal ficou ferido e máquinas foram danificadas com a destruição de um galpão depois de um vendaval. No loteamento Soccol, uma residência precisou ser interditada depois de ser atingida por um muro que desmoronou.
Melhoria na infraestrutura evita alagamentos na cidade
O Governo Municipal realizou diversos serviços para resolver um problema antigo de alagamento em alguns pontos da cidade. No bairro Frei Bruno foi instalada uma rede auxiliar, com cerca de 400 tubos, que melhorou o escoamento da água da chuva. Outro local onde não foram mais registrados alagamentos, foi na região da APAE, pois a água que vinha da BR-282, foi desviada por meio de uma nova canalização. No centro da cidade, na região do Posto Vicenzi, o problema de alagamentos foi amenizado com a instalação de uma galeria, contemplando o último trecho do rio que ainda não era canalizado.
Em breve, serão realizadas melhorias em outros dois pontos da cidade para solucionar os alagamentos. Um deles é no bairro Alvorada, na região do ginásio Pedro Ivo, e o outro, nas proximidades da Caixa Econômica Federal.